segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SOBRE FAVELAS


 Población callampa

SOBRE FAVELAS


         


                                                                   
Población callampa .

Denominacão  que no Chile  se dá a a los asentamentos irregulares=Favela . A palavra callampa (sinónimo de seta), reflete a rapidez com  que são efectuados   (da noite para o dia) estes sectores de habitação  nos anos 1960, 70 e 80.
 Actualmente são conhecidos como  acamopamentos  e de acordo com os dados  da Fundacão ( Un techo para Chile ),   existem   453 dessess asentamentos con mais de 8 familias, de aumento por ano ( 2005 ) .

Historia

Geralmente os moradores das áreas rurais na sua migração para as cidades em busca de melhores oportunidades  encontraram em Santiago e outras cidades siuações de falta de habitação e também muita pobreza .
Juntando-se a alguns grupos que se organivam para ocupar ilegalmente terrenos Baldios e  propriedades agricolas com objetivo de nos mesmos construirem suas habitações , utilizando madeiras , telhas de Zinco e outros materiais a que tem acesso em que depois colocaram numerosas bandeiras do Chile .                       

                                        Posteriormente reclamaram ao governo soluções para a sua pobresa  ( nos anos de 1960 princípios de 70 ) num Estado  essencialmente paternalista. que fornecendo materiais permitiu  que eles próprios construissem casas mais sólidas e luz eletrica transformando em bairros organizadas de casas baixas , mas com aspecto descuidado e pouco urbanizado .        

             Muitas desses bairros conseguiram ser legalizados e terminar suas precárias infra estruturas e fornecimentos de instalações de água , saneamento , pavimentação de ruas , áreas verdes ( geralmente escassas devido á super ocupação das habitações , e perto tem acessos a Escolas , serviços de saúde , policia , bombeiros , instalações esportivas , supermercado e numerosos comércios familiares de diversos produtos .

Actualidade                                                         

     Nesses assentamentos actualmente se configuram nucleos populacionais das classes médias baixas , tendo os assentamentos desde os anos 90  sistematicamente sido irradicados e seus moradores realojados em casas de Blocos e concreto em Urbanizações com edificios de 3 pisos , nos quais com o apoio dos Serviços habitacionais do estado e pagamdo  baixas mensalidades de acordo com suas rendas adquirem a casa própria .                                   

     No entanto ainda existem em  alguns desses bairros núcleos específicos de traficantes de droga, com consequentes semelhantes ás encontradas na maioria das cidades de qualquer Pais .

Os seus locais se concentram em Núcleos nas Periferias povoadas da nova classe média , Condomínio de classe alta e acampamentos de indigentes . No Chile cerca de 2,2 milhões de pessoas vivem na situação de extrema pobresa .

Villas miséria na Argentina                                      
     Fala-se de villas miséria às favelas formadas por vivendas precárias encontradas na Argentina. Tomam seu nome da novela de Bernardo Verbitsky Villa Miseria también es América (1957), onde se descrevem as terríveis condições de vida dos migrantes internos durante a Década Infame. Durante vários governos, civis ou militares, se ha tratado, com distinto êxito, de erradicá-las, ou seja, de derrubar as casas e desplazar ao seus moradores para algum outro lado.
                                                                  
Todos os determinantes da formação de "villas" na Argentina e similares em outros países não são claros, e existem várias hipóteses ao respeito, desde as antropológicas até as biológicas. As causas da formação das villas miséria são diversas e cada uma responde a uma situação histórica e política particular.

Desde as massas de migrantes do interior do país nas primeiras presidências de Juan Domingo Perón que vinham atraídas pelas vantagens de emprego na Área Metropolitana até as crises económicas das últimas décadas que deixaram dezenas de milhares de pessoas sem casa e emprego, passando pelos assentamentos por grupos sociais e nacionais afins (ex: de algumas províncias e países limítrofes) isto pela necesidade gregária de permanecer perto de seus pares para reforçar os vínculos de poder social setorial. Já desde o século XIX tinham-se assentamentos precários na área de Buenos Aires, a maioria deles com abundáncia de imigrantes européus.  
                                                                                                                                Ultimamente se hão organizado "tours" pagos de visitantes estrangeiros atraídos pelo fenómeno, em alguns assentamentos, por razões finais não muito claras, exceto pela novidade e o interesse social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário