terça-feira, 19 de outubro de 2010

OSD 3 IMÃS DE HOWARD


Os 3 imãs de Howard

“Cidade:
“Afastamento da natureza, isolamento das multidões, distância do trabalho, aluguéis e preços altos. Jornada excessiva de trabalho, exército de desempregados.

Nevoeiros, seca, ar pestilento e céu sombrio, cortiços e bares.
“Oportunidades sociais, locais de entretenimento, altos salários, oportunidade de emprego.
Ruas bem iluminadas, edifícios palacianos.
“Campo:

“Cidade-campo:

“Falta de vida social, desemprego, matas, jornada longa salários baixos, falta de drenagem, falta de entretenimento, falta de espírito público, casas superlotadas. “Beleza da natureza, terra ociosa, bosques, campinas, florestas, ar fresco, abundância de água, sol brilhante, carência de reformas, aldeias desertas.




Beleza da natureza: campos, bosques e parques de fácil acesso, aluguéis baixos, preços baixos, oportunidades para empreendimentos, ar e água puros, residências e jardins esplêndidos, liberdade.

Oportunidades sociais, muito a fazer (construir), nenhuma exploração, afluxo de capital, boa drenagem, ausência de fumaça e cortiços, cooperação”.

Se fizeram diversos projetos de cidade-jardim, na Inglaterra.  também  nos EUA e no Brasil. Na Inglaterra, o projeto de Lechworth de 1899, inspirava-se em William Morris, preservando as qualidades de privacidade, de funcionalidade e de “honestidade” na relação entre forma e materiais construtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário