segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FAVELA ORIGEM DA DENOMINAÇÃO

Favela  origem da denominação                                                                                         

              A origem do termo se encontra no episódio histórico conhecido por Guerra de Canudos               

  A cidadela de Canudos foi construída junto a alguns morros, entre eles o Morro da Favela, assim batizado em virtude de uma  Planta  (chamada de favela) que encobria a região.     

   Alguns dos  soldados  que foram para a guerra, ao regressarem ao Rio de Janeiro em 1897, deixaram de receber o soldo, instalando-se em construções provisórias erigidas sobre o  Morro da Providência .

 O local passou então a ser designado popularmente Morro da Favela, em referência à "favela" original. O nome favela ficou conhecido e na década de 20, as habitações improvisadas, sem infra-estrutura, que ocupavam os morros passaram a ser chamadas de favelas.                                                                                                                                     Essas Regiões Urbanas possuem baixa Qualidade de Vida  Infraestruturada precária e seus Moradores possuem Limitado poder Aquisitivo , forçados a viver em áreas com edificações inadequadas , muitas vezes apertadas em morrros onde é difícil construír Edifícios Estáveis e com materiais tradicionais .                                                                                                                   

  O termo tem sido tradicionalmente referido a áreas de habitação que já foram respeitáveis , mas que se detioraram quando os habitantes originais foram deslocados para novas e melhores partes da cidade , porém o termo também é aplicado aos vastos assentamentos informais encontrados nas cidades do mundo  subdesenvolvido e em desenvolvimento .

Muitos moradores opõe-se energicamente contra a descrição de suas comunidades como "favelas", alegando que o termo é pejorativo e que, muitas vezes, resulta em ameaças de despejos.
Muitos acadêmicos têm criticado a Un-Habitat e o banco Mundial , argumentando que a campanha criada pelas duas instituições denominada de “ Cidade sem Favelas “ levou a um aumento maciço de despejos forçados."  
                                                                                         

  Embora suas características geográficas variem entre as diferentes regiões, geralmente essas áreas são muito habitadas por pobres ou Socialmente desfavorecidos .                                            

    Edifícios de Favelas de simples Barracos a estruturas Permanentes e bem estruturadas . na maioria das favelas ocorre a falta de Água Potável , Eletricidade , Saneamento e outros serviços Básicos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário