segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CASAS POPULARES EM LONDRES

            
Casas Populares em Londres
     
    


A pobreza é um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades.
Mesmo nas cidades localizadas nos países desenvolvidos, onde a maioria dos habitantes da cidade usufruem de um alto nível de qualidade de vida, em muitos casos uma parte considerável de seus habitantes vivem abaixo da linha da pobreza. Este problema data desde os primórdios da antigüidade.

Na maioria das cidades dos países em desenvolvimento os bairros da classe média e da elite estão situdados no núcleo urbano da cidade, com bairros pobres e favelas situados nos limites da cidade.

Isto ocorre também em certas cidades localizadas nos países desenvolvidos, como Paris. Já nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Irlanda, ocorre exatamente o contrário, onde o núcleo urbano central (inner city) geralmente possui altas taxas de criminalidade e concentra os guetos e bairros da classe pobre, com a maioria das residências da elite situadas nos limites da cidade e em cidades vizinhas, os chamados suburbs (subúrbio).

Em outras cidades, como Toronto, bairros pobres intercalam-se com bairros ricos.

Em todo caso, no geral, a maior parte das melhores instituições educacionais, hospitalares e boas oportunidades de trabalho situam-se próximos aos bairros ricos.

A pobreza é causada principalmente pela falta de oportunidades de trabalho (desemprego) e pela falta de educação adequada.

A segregação urbana (entre bairros ricos e pobres) impede que o problema da pobreza seja resolvido mesmo a médio ou longo prazo.

Em muitas cidades nos países em desenvolvimento as pessoas não têm como arcar com os custos de manutenção ou aluguel de residências, tendo que morar na rua, em bairros informais chamados favelas, ou em abrigos - em muitos casos, em péssimas condições, mesmo nos países desenvolvidos - fornecidos pela prefeitura ou por terceiros.                                                          

 Certos grupos governamentais e não-governamentais - especialmente nos países desenvolvidos - procuram minimizar o problema da pobreza e da falta de residenciamento nas cidades através do fornecimento de oportunidades de trabalho, instalações educacionais adequadas e ajuda financeira aos necessitados.                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário